segunda-feira, 8 de abril de 2019

Tipo de tapetes (ou alcatifa)

Um tapete ou alcatifa é um tecido encorpado, usualmente bordado, que serve para revestir e embelezar pisos. O maior tapete do mundo, com 6 mil metros quadrados, foi feito no Irão, em 18 meses, por mil homens.

O carpete é um tipo específico de tapete, o qual recobre totalmente o assoalho.
Peça para decoração de ambientes, cobrir soalhos, escadas, mesas. Muitos desses tapetes são totalmente artesanais.
Alcatifa é uma palavra que faz parte do léxico da variante linguística do nordeste brasileiro e nomeia o carpete que reveste o assoalho dos automóveis.
No Brasil, normalmente sua manutenção é feita por meio da colocação do tapete em um varal e, a partir deste ponto, é feita a lavagem dele.
Tapeçaria:
A tapeçaria define-se como uma técnica de tecelagem manual na qual o tecido é produzido pelo entrelaçar de fios de trama sobre uma estrutura de fios de urdidura previamente montados num tear. Este entrelaçar de fios de trama é realizado de forma a esconder totalmente a urdidura.

Tapete de Arraiolos:
O ponto chamado de Arraiolos é um ponto cruzado oblíquo composto por duas meias cruzes, uma das quais tem o dobro do comprimento da outra. Essas duas meias cruzes, que formam um ponto de Arraiolos completo, fazem-se ambas dentro da mesma altura do tecido.

Tapete de Beiriz:
O chamado tapete de Beiriz é um produto de artesanato rústico em lã, originário da freguesia de Beiriz, concelho da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, em Portugal.

Tapete de Corpus Christi:
Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição católica popular, que é comum em várias cidades do Brasil e Portugal, sendo confeccionados durante a celebração do dia de Corpus Christi. A prática, surgida em Portugal e posteriormente difundida no Brasil durante o período colonizatório, consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão da Eucaristia passará, o de mais costume, são desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

Tapete de Isfahan:
O tapete de Isfahan, de Ispaã (português brasileiro) ou de Ispaão (português europeu) é um tipo de tapete persa.

Tapete mágico:
O tapete mágico é um tapete lendário das histórias das Mil e Uma Noites, a que se atribuía a capacidade de voar, transportando uma ou mais pessoas.

Tapete persa:
O tapete persa é uma parte essencial da arte e cultura persas. A tecelagem de tapetes é indubitavelmente uma das manifestações mais características da cultura e arte persas e remonta à antiga Pérsia.